O que faz a Amazon ser uma das maiores e mais valiosas empresas do mundo? Certamente um dos aspectos principais é simples: uma obsessão implacável por dados e métricas. Isso permite que a alta gestão tenha uma compreensão rápida e profunda de cada aspecto do negócio, não importa o quão complexo ele seja.
Hoje, com 1,5 milhões de funcionários e operações globais em diversas linhas de negócios — como e-commerce, AWS, e Prime Video — seria impossível gerenciar esse gigante apenas com intuição ou "feeling".
A chave para o sucesso da Amazon é um sistema claro e preciso de monitoramento de desempenho, composto por dashboards robustos e um verdadeiro "velocímetro" para todos na empresa. Este é um exemplo de business intelligence aplicado ao extremo.
Aqui estão algumas lições poderosas que podemos aprender com a Amazon:
Instrumentação dos Dados: A Amazon começou investindo pesadamente na coleta e qualidade das informações críticas para o negócio. Saber o que medir e garantir que os dados estão sendo coletados é o primeiro passo - falaremos mais sobre maturidade de dados em outro texto
Foco nas Métricas Certas: Cada unidade de negócio tem suas métricas-chave, com responsáveis claros por cada uma delas. Não basta medir, é preciso saber o que importa, além de agir de forma correspondente.
Apresentação dos Dados: A Amazon refinou a forma como os dados são exibidos em dashboards de forma muito específica, facilitando a identificação de variações significativas e a tomada de ação imediata.
Governança e Revisões: A empresa estruturou fóruns de revisão, como os MBRs (Monthly Business Reviews) e WBRs (Weekly Business Reviews), onde dezenas ou até centenas de gráficos são analisados para decisões informadas e estratégicas - vamos falar sobre esse ritual de governança em outra oportunidade, também.
Todas as MBR e WBR, que nada mais são do que reuniões de business intelligence de altíssima qualidade, ocorrem em torno da leitura e interpretação de dezenas ou centenas de dashboards, que mostram os aspectos relevantes das divisões de negócios e permitem discussões de qualidade e embasadas.
Veja abaixo um exemplo de como um gráfico típico da Amazon é estruturado:
Ele mostra as visualizações de página no ano atual (linha preta) e no ano anterior (linha cinza), tanto nas últimas 6 semanas, quanto nos meses do ano. Aliado à tabela abaixo, permite entender a tendência de curto prazo das últimas semanas, a tendência de longo prazo do ano e também a comparação com o ano anterior.
Em outras situações, haverá também uma comparação com a meta (orçamento ou budget):
Os diamantes indicam as metas planejadas. Neste caso, a meta foi superada todos os meses (linha preta acima dos diamantes), mas a desaceleração no crescimento é um sinal de alerta (indicado pela linha pontilhada inclinada para baixo).
Esse modelo padronizado e altamente prático torna as reuniões da Amazon mais produtivas, focadas e decisivas, tanto para ações táticas quanto estratégicas.
Há muito que podemos aprender com empresas excepcionais como a Amazon. Agora é o momento de você aplicar esses insights poderosos em dashboards e dados no seu próprio negócio.
Vamos começar essa jornada juntos?
Autor: Rubens Terra