Como empresários e executivos, sabemos que o mundo de negócios exige decisões rápidas, porém bem fundamentadas. Nesse contexto, uma ferramenta poderosa no direcionamento estratégico, mas que é muito pouco explorada, pode ser um dos seus maiores diferenciais: o valuation — ou cálculo do valor de uma empresa.
O valuation vai além de ser uma ferramenta para negociações de venda ou captação de recursos. Ele pode, e deve, ser uma peça indispensável no planejamento estratégico, ajudando gestores a priorizar ações e alinhar esforços com o objetivo de identificar as grandes alavancas de valor que vão maximizar o valor do negócio.
Ao utilizar o valuation para direcionar decisões críticas, você será capaz de destacar quais iniciativas têm maior impacto positivo e quais podem comprometer o futuro da sua organização. Neste artigo exploramos como, na prática, essa ferramenta pode ser integrada ao planejamento estratégico para transformar a forma como você conduz sua empresa.
Quando Dados Transformam Decisões:
Um Caso Prático
Imagine o seguinte cenário (com o qual tenho certeza que você vai se identificar): em uma reunião de planejamento estratégico, um time de gestão está debatendo as próximas grandes iniciativas para a empresa. O CEO está empolgado com a ideia de lançar uma nova linha de negócios, que ele acredita ser revolucionária. A proposta envolve um investimento significativo, demandando realocação de recursos e ele já quer iniciar uma nova rodada de captação para financiar o projeto.
Outros executivos, por sua vez, sugerem diferentes direções, como a expansão para novos mercados e a automação de processos, cada um defendendo sua ideia com base em sua área de atuação e na experiência do dia a dia, porém sem todo o contexto da empresa.
Nesse momento, aparecem dois desafios: como priorizar entre tantas boas ideias? E como garantir que o capital seja alocado de forma eficiente, atendendo às expectativas dos acionistas?
A solução foi integrar o valuation ao planejamento estratégico. O time realizou uma análise completa, calculando o valor atual da empresa e simulando como cada iniciativa impactaria o valor futuro do negócio.
Alavancas de Valor:
A Visão Clara Trazida pelo Valuation
Com os resultados da análise em mãos, o cenário ficou muito mais claro. Cada iniciativa foi avaliada em termos de valuation incremental — ou seja, quanto cada alavanca de valor poderia agregar ou reduzir no valor da empresa. A análise revelou insights surpreendentes:
Alavanca A: A proposta favorita do CEO, apesar de inovadora, apresentava um retorno por volta de 13%a.a., abaixo do custo de capital da empresa, de 16,5%a.a., além de alto risco. Isso levava a uma estimativa de redução do valor da empresa, mesmo se o plano de vendas esperado se materializasse;
Alavanca B: Outra iniciativa, sugerida por outro membro do C-Level, oferecia um impacto financeiro positivo significativo, demandava um investimento moderado e, como era uma iniciativa relacionada a processos internos, a chance de acontecer com sucesso parecia maior;
Alavanca C: Outra ideia defendida pelo time, oriunda da análise de tickets de reclamação de clientes mostrou-se como a iniciativa com maior potencial de retorno, com um aumento projetado de 50% no valor do negócio;
Outras duas alavancas apresentaram resultados incrementais muito pequenos e a conclusão foi que elas não valiam todo o esforço para serem executadas.
Além disso, o time analisou a demanda de capital de cada alavanca, antecipando a necessidade de levantar uma nova rodada de investimentos para financiar as iniciativas priorizadas.
Abaixo, um exemplo do que os dados mostraram:
A transformação do processo de decisão
Com base nessas informações, o time conseguiu tomar decisões bem fundamentadas e alinhar toda a organização em torno das alavancas de valor mais promissoras. O CEO reconheceu que sua ideia, apesar de interessante, não era a melhor escolha para o momento. A empresa priorizou iniciativas com maior impacto positivo e menor risco, garantindo:
Alocação eficiente de recursos: O capital foi direcionado para projetos com maior retorno esperado;
Alinhamento da organização: A estrutura organizacional foi ajustada para atender às novas iniciativas, trazendo novos talentos e realocando outros. Todo o time passou a ter clareza de quais eram as prioridades da equipe de gestão;
Planejamento de captação: A antecipação da necessidade de financiamento permitiu buscar novos investidores de forma estruturada;
Aumento do valor do negócio: As iniciativas priorizadas impulsionaram o crescimento sustentável, alinhado às expectativas dos acionistas;
Na Equus Capital, não somos apenas consultores — somos investidores ativos, com experiência em private equity, venture capital e fusões e aquisições (M&A). Já estivemos muitas vezes e ainda estamos no lugar de nossos clientes, enfrentando os desafios de priorizar investimentos, destravar valor e maximizar retornos. É essa vivência prática que nos permite oferecer uma abordagem única e embasada, unindo nossa expertise em valuation, planejamento estratégico, decisões orientadas por dados e execução do dia a dia que é necessária para construir uma grande empresa.
Com décadas de experiência e um histórico comprovado em diversas indústrias, ajudamos empresas a identificar alavancas de valor, alocar capital de forma eficiente e capturar oportunidades estratégicas. Trabalhamos lado a lado com gestores e acionistas para transformar dados em decisões que impulsionam crescimento sustentável e garantem o sucesso no longo prazo.
Saiba mais sobre como podemos ajudar no site da Equus Capital.
Autor: Rubens Terra