top of page

Impacto da IA na prospecção de compradores de empresas em transações de M&A

  • Foto do escritor: Pedro Pimentel
    Pedro Pimentel
  • 5 de set.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 9 de set.

Em fusões e aquisições (M&A), especialmente na venda de uma empresa, uma lista qualificada de potenciais compradores ou investidores, velocidade, acesso privilegiado e precisão nos contatos fazem toda a diferença.


Em todo processo de venda de uma empresa, a etapa de mapeamento e abordagem de potenciais compradores, historicamente manual e demorada, vem sendo transformada pela inteligência artificial (IA) na Equus Capital.


Com uma cultura AI-first (ou seja, que pensa sempre em como construir soluções nativas em inteligência artificial) investimos continuamente em tecnologia e inovação para tornar esse processo mais rápido, completo, assertivo e eficiente para nossos clientes. Afinal, a venda de uma empresa é um dos eventos mais importantes da vida de um empresário e de uma família e nenhum esforço deve ser poupado no processo.


Um robô bem treinado equivale a um exército de humanos


A adoção de IA em processos de M&A deixou de ser tendência para se tornar padrão de mercado. É claro que existem atividades que só podem ser feitas por humanos e o processo de M&A é cheio dessas atividades, porém, existem outras em que os algorítmos apresentam um desempenho muito superior e os executam em uma escala inatingível para os humanos. Aqui na Equus, aprendemos a tirar o melhor de cada um, IA e humanos trabalhando que fazem melhor.


Na prática, com a implementação correta de IA no processo de M&A, conseguimos expandir drasticamente a captura, enriquecimento, análise e interpretação de dados, além de automatizar etapas repetitivas, conseguimos ampliar o universo de compradores qualificados, priorizar os contatos com maior probabilidade de interesse e personalizar a abordagem com cada um de ponta a ponta. É possível, inclusive, determinar qual seria a motivação estratégica de uma empresa para uma aquisição como a proposta, o que fortalece muito a nossa posição negocial.


Como a IA potencializa a busca por compradores qualificados


Análise setorial aprofundada


Algoritmos avançados mapeiam e analisam o setor da empresa a ser vendida, identificando companhias dele que que possuem características desejáveis, como um determinado número de leitos no setor de saúde, ou o volume de impostos pago por uma empresa do setor de mineração. Essa análise  inclui também a distribuição geográfica das empresas do setor e suas tendências, compondo um panorama completo do ambiente competitivo. Na prática, se existir uma empresa com quem deveríamos falar, nós vamos encontrar essa empresa (e nossa meta é conseguir fazer isso cada vez mais rápido).


Segmentação inteligente


A partir dessa análise, classificamos as empresas por potencial de interesse e compatibilidade com o “perfil do comprador ideal”. Assim, priorizamos quem realmente importa e concentramos esforços naquelas com maior probabilidade de avanço.


Abordagem personalizada


Entendendo o perfil e o momento de cada potencial comprador, a IA sugere o melhor canal de contato e a mensagem mais adequada: quem deve receber e-mails, quem merece um contato telefônico ou reuniões presenciais — e qual narrativa tem mais chance de gerar interesse.


Redução do ciclo de venda e mais assertividade


Com IA, a prospecção fica mais direta e objetiva, encurtando o ciclo de venda. Empresas que utilizam essas ferramentas relatam reduções de até 50%¹ no tempo para fechar uma operação de M&A e aumento na taxa de sucesso na captação de interessados qualificados. Além de acelerar, a tecnologia eleva a precisão: cada interação é orientada por dados, o que torna o relacionamento mais estratégico e aumenta as chances de fechamento.


Benefícios para fundos, investidores e empresas


  • Maior taxa de conversão de interessados em conversas relevantes

  • Menos esforço manual na prospecção e qualificação de potenciais compradores

  • Maior velocidade na conclusão de transações

  • Melhora na qualidade dos relacionamentos com potenciais compradores graças à maior customização da comunicação

  • Uso inteligente dos recursos humanos nas relações e negociações


Conte com a expertise em inovação da Equus Capital


Se você busca um comprador pela sua empresa que pague o maior valor possível e quer que a transação ocorra no menor prazo possível, entre em contato conosco e descubra como podemos te ajudar.


Autor: Felipe Uchida

 
 
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn

©2023 por Equus Capital

Selo Site - Gestao-de-Recursos-Adesao-Provisoria-1.png

A EQUUS CAPITAL GESTORA DE RECURSOS LTDA. (“Equus”) é uma sociedade devidamente autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários para o exercício da atividade de administração de carteiras de valores mobiliários, na categoria “gestora de recursos” e instituição aderente aos códigos de autorregulação da ANBIMA. A Equus está autorizada a realizar a distribuição de cotas de fundos de investimento sob sua gestão e pode utilizar-se de parceiros autorizados, integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários, para lhe auxiliar na distribuição de cotas de fundos de investimento sob sua gestão.

bottom of page