top of page

O que é valuation e por que ele não é um número fixo

  • Foto do escritor: Pedro Pimentel
    Pedro Pimentel
  • 19 de set. de 2025
  • 3 min de leitura

Valuation é o ponto de partida de qualquer captação de investimentos ou negociação de compra ou venda de uma empresa. Ele representa o valor estimado atual de uma companhia, com base na sua capacidade de gerar resultados no futuro.


Embora pareça um número exato, o valuation é, na prática, uma estimativa. Ele varia conforme o método utilizado, as premissas adotadas (tanto macroeconômicas, quanto da própria empresa) e, principalmente, a percepção de quem está analisando o negócio.


Neste artigo, explicamos o que de fato é valuation, por que ele muda de acordo com o perfil de quem avalia a empresa e as melhores práticas para sua elaboração.


O Valuation depende de quem faz, e da metodologia utilizada 


Existem diferentes métodos aceitos internacionalmente para calcular o valor de uma empresa, e cada um deles parte de premissas específicas. Para determinar o valor de uma empresa, o ideal é avaliá-la com diferentes metodologias e usar os resultados para estabelecer o seu valor mínimo e máximo. 


Os mais utilizados são:


  • Fluxo de Caixa Descontado (Discounted Cash Flow - DCF, em inglês), que considera a projeção de geração de caixa da empresa nos próximos anos baseado em um planejamento estratégico, trazida a valor presente com base em uma taxa de desconto;

  • Avaliação por múltiplos de mercado, que compara a empresa com outras do mesmo setor, tipicamente listadas em bolsas de valores; e

  • Valor patrimonial, mais comum em empresas com ativos tangíveis relevantes, como empresas com muitos ativos imobiliários.

Mesmo munidos das mesmas informações, dois investidores diferentes podem avaliar a mesma empresa e chegar a valores distintos. Isso acontece porque o valuation depende da percepção de risco para o negócio, das premissas, do potencial de sinergia que pode ser capturada (no caso do comprador ser outra empresa), da estratégia de cada comprador, dentre outros motivos.


É por isso que o valuation não deve ser tratado como algo fixo. Deve ser visto como uma faixa de valor, que será ajustada conforme a preparação do negócio e o perfil dos potenciais interessados.



Como se preparar para um valuation mais favorável


Empresas que se antecipam a um processo de captação de recursos com investidores, ou até mesmo a sua venda, podem conquistar valuation maiores caso se preparem para esses eventos. Essa preparação envolve a organização do seu financeiro, levantamento e endereçamento dos seus passivos, revisão da sua governança e processos, dentre outros detalhes que fazem uma grande diferença.


Esse preparo permite que os fundamentos do valuation sejam sustentados com clareza e de forma técnica, reduzindo o poder de negociação dos compradores e aumentando a confiança deles na transação.

Conclusão


Valuation não é um número único, é uma construção baseada em fundamentos, projeções e percepções particulares. Empresas bem preparadas, com dados consistentes e riscos controlados, têm mais argumentos para sustentar um valor justo. Mas, no final das contas, uma empresa vale o que alguém está disposto a pagar por ela e o nosso papel é fazer com que esse valor seja o maior possível para nossos clientes.


Na Equus, conduzimos processos de valuation com profundidade técnica e visão estratégica, sempre conectando o valor da empresa ao contexto real do mercado e aos objetivos dos sócios. O valuation é a primeira (e uma das mais importantes) etapas do nosso processo de venda e um trabalho bem feito tem o potencial de adicionar milhões de reais no bolso dos empresários que atendemos.


Se você deseja saber quanto sua empresa pode valer, e o que pode ser feito para aumentar esse valor, entre em contato conosco e teremos o maior prazer em ajudá-lo.


 
 
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn

©2023 por Equus Capital

Selo Site - Gestao-de-Recursos-Adesao-Provisoria-1.png

A EQUUS CAPITAL GESTORA DE RECURSOS LTDA. (“Equus”) é uma sociedade devidamente autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários para o exercício da atividade de administração de carteiras de valores mobiliários, na categoria “gestora de recursos” e instituição aderente aos códigos de autorregulação da ANBIMA. A Equus está autorizada a realizar a distribuição de cotas de fundos de investimento sob sua gestão e pode utilizar-se de parceiros autorizados, integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários, para lhe auxiliar na distribuição de cotas de fundos de investimento sob sua gestão.

bottom of page