O que define o valor de uma empresa?
- Pedro Pimentel
- 23 de set.
- 3 min de leitura
Na hora de vender uma empresa, uma pergunta sempre surge: “quanto ela vale?”
A resposta simples e direta para essa pergunta é: “ela vale quanto alguém está disposto a pagar por ela”.
No entanto, a negociação para chegar a esse valor precisa partir de algum número bem fundamentado. Um número que leve em consideração a combinação de fatores financeiros, operacionais e estratégicos que, juntos, determinam o quanto um investidor pode estar disposto a pagar pelo negócio.
Neste artigo, explicamos como esse valor é calculado na prática, o que faz com que ele seja maior ou menor, e por que empresas do mesmo setor podem ter valores completamente diferentes.
Os múltiplos são a referência um atalho, não uma resposta
Você provavelmente já ouviu frases como “empresas do setor X estão sendo vendidas por 8 vezes o EBITDA”. Isso é comum no mercado, mas deve ser visto com cuidado.
Os múltiplos funcionam muito bem como uma referência rápida do valor de um negócio, mas não consideram suas características particulares, os riscos e os diferenciais de cada empresa. Duas companhias do mesmo setor e com o mesmo EBITDA podem ter valores muito diferentes, dependendo da governança, previsibilidade de resultados, carteira de clientes, nível de endividamento e outros fatores.
É por isso que, na prática, o múltiplo é ajustado conforme a percepção de risco e atratividade do negócio aos olhos dos investidores. Quanto mais previsível e bem estruturada a empresa, maior tende a ser o múltiplo aceito pelo comprador.
O futuro é o que importa
O que sua empresa entregou de resultados até hoje te garante um lugar na mesa de negociação, contudo, toda empresa é avaliada com base na sua capacidade de gerar resultado no futuro. Por isso, o método mais utilizado é o Fluxo de Caixa Descontado (DCF - Discounted Cash Flow, em inglês), que projeta quanto dinheiro a empresa pode gerar no futuro e quanto isso vale no presente.
O que define o valor de um negócio não é apenas o quanto a empresa fatura, mas quanto ela lucra. Ou seja, eficiência operacional e controle de custos que se refletem em margens maiores, por exemplo, fazem toda a diferença. Uma empresa que cresce, mas consome muito caixa para isso, pode valer menos do que uma que cresce menos, mas com melhores margens e previsibilidade.
Dado seu maior nível de detalhes, a maior parte das transações envolvendo empresas maduras utiliza essa metodologia para determinar seu valor.
O valor depende do risco
A única coisa que um investidor pode controlar é o valor que ele está disposto a pagar por uma empresa e o risco que aceita correr. Quanto maior o risco percebido, maior o desconto no preço ou mais duras serão as condições contratuais.
Por esse motivo, o valor de uma empresa não é determinado apenas pelo fluxo de caixa que ela pode gerar no futuro, mas também pelo risco desse cenário futuro se concretizar.
Além disso, empresas com dependência excessiva dos sócios, problemas societários, informalidades fiscais, concentração de receita ou falhas operacionais também aumentam a percepção de risco, reduzindo o seu valor — mesmo que os números estejam bons.
Por outro lado, empresas que demonstram profissionalismo na gestão, clareza estratégica e diferenciais competitivos conseguem capturar um valor acima da média.
Alguns fatores que impulsionam o valuation incluem:
Governança estruturada e tomada de decisão clara;
Base de clientes diversificada e com contratos de longo prazo;
Marca forte e posicionamento bem definido;
Time de gestão preparado e autônomo; e
Processos eficientes e indicadores bem acompanhados.
Esses pontos mostram ao investidor que a empresa não depende apenas da figura do fundador para funcionar e aumenta a probabilidade dos resultados futuros se concretizarem, reduzindo o risco aos olhos do investidor e aumentando o valor dela.
Conclusão
Valor não é só uma conta, é uma percepção. E essa percepção é construída com base na história, na estrutura, no futuro e no risco da empresa.
Não basta olhar para os números do passado. O que realmente importa é o quanto essa empresa vai continuar gerando de resultados, e quanto eles podem crescer.
Na Equus, ajudamos empresários a enxergar sua empresa com os olhos de quem compra. Identificamos os pontos que aumentam o seu valor e aqueles que precisam ser resolvidos antes de ir ao mercado para aumentar o resultado para nossos clientes.