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OKRs: a bússola que faltava na sua estratégia de crescimento

  • Foto do escritor: Pedro Pimentel
    Pedro Pimentel
  • 1 de out.
  • 3 min de leitura

Um barco à deriva no mar é a analogia mais usada para descrever uma empresa que não tem uma visão de futuro sólida e um planejamento estratégico para chegar no destino pretendido.


Ao avaliar dezenas de empresas de diversos setores e portes, nós podemos afirmar que essa analogia é a mais pura verdade. As empresas vencedoras são sempre aquelas que estão desafiando seu próprio modelo de negócios e se questionando se a direção está correta, se os produtos acompanharam a inovação esperada pelos clientes, se os canais de vendas estão apropriados e se o capital está sendo empregado nas melhores iniciativas possíveis.


Já as empresas não tão vitoriosas assim estão, como os barcos à deriva, sendo levadas pelas correntes marítimas, para onde quer que elas estejam fluindo. E, infelizmente, não é raro o barco afundar em alguma tempestade inesperada.


A conclusão é clara: independentemente do setor de atuação ou do porte, empresas que reservam tempo para pensar estrategicamente conseguem evoluir, criar valor e conquistar espaço em mercados cada vez mais competitivos. Nesse contexto, o uso de ferramentas como os OKRs tem sido a escolha de empresas ágeis como Apple, Google e Meta para garantir clareza, alinhamento e potencializar resultados.


Como a utilização de OKRs revolucionou o planejamento estratégico de uma empresa de longa trajetória


Um case de sucesso recente do time da Equus Capital foi em uma companhia com mais de 40 anos de existência e uma história excepcional que havia crescido muito, porém enfrentava dificuldades para definir seus próximos passos de crescimento, principalmente frente à complexidade que a operação havia adquirido.


A ausência tanto de uma rotina estruturada de planejamento estratégico, quanto de metodologias testadas e comprovadas, gerava uma visão dispersa entre seus líderes, dificultando a tomada de decisões e o direcionamento dos recursos disponíveis. Ao perguntar para a liderança quais eram os objetivos da empresa, quais as principais avenidas de crescimento, quais os principais problemas que precisavam ser resolvidos e para onde deveria ser canalizada a energia do time, recebemos diversas respostas diferentes, além de genuínos “não sei”.


Buscando solucionar esse problema, implantamos o método de OKRs para promover alinhamento, foco e mensuração de resultados.


A origem do OKR não é recente: ele começou a ser formulado ainda na década de 1970, quando Andy Grove, CEO da Intel na época, criou essa metodologia para orientar o crescimento da companhia. 

Anos depois, um pupilo de Grove, chamado John Doer fundou uma grande empresa de investimentos em startups, aperfeiçoou a metodologia da Intel e a implementou em suas empresas investidas, como Google e Facebook. Essa decisão foi fundamental para que essas empresas se desenvolvessem, pois lhes garantia foco estratégico, acompanhamento das iniciativas e resultados consistentes.


Basicamente, o OKR consiste na definição de objetivos claros e ambiciosos (Objectives), apoiados/suportados por métricas-chave que definem o sucesso (Key Results).


Para aplicar essa metodologia, reunimos toda a liderança da empresa e estabelecemos objetivos relacionados a clientes, crescimento, desenvolvimento de equipe, margens operacionais e estrutura financeira. Cada Objetivo possuía KRs bem definidos para acompanhamento. Com isso, conseguimos criar uma visão compartilhada e motivadora, onde todos remam na mesma direção, com responsabilidades claras.


O impacto de uma estratégia alinhada e guiada pelos OKRs foi significativo: nos dois anos seguintes, a receita cresceu 28% de forma acumulada, enquanto o EBITDA aumentou 78%. Mais do que resultados financeiros, a satisfação dos clientes também evoluiu positivamente, refletindo-se em avaliações cada vez mais e mais favoráveis.


Adicionalmente, a rotina da liderança tornou-se mais fluída e menos estressante, com maior delegação aos times, responsabilidades compartilhadas e menor fricção na execução, demonstrando que uma gestão alinhada e focada produz resultados sustentáveis e duradouros.


A importância de alinhar objetivos à realidade do mercado


Esse case reforça que, em momentos de rápida transformação de mercado, inovação e consolidação setorial, a clareza estratégica é uma grande vantagem competitiva. Os OKRs garantem que toda a equipe saiba exatamente para onde a empresa está indo, quais prioridades devem ser perseguidas e qual o papel de cada um nesse percurso. Assim, a organização consegue não apenas acompanhar as mudanças do mercado, mas também antecipá-las, ajustando suas ações de forma ágil e estruturada.


Investidores também valorizam empresas com planejamento estratégico bem definido e metas claras. Ao implementar OKRs, o gestor consegue demonstrar de forma concreta e mensurável seu direcionamento e potencial de resultados futuros, facilitando captações, negociações e valuations. A clareza sobre objetivos e métricas-chave aumenta a confiança do mercado e amplia de maneira sustentável e consistente o valor da companhia.


A Equus Capital possui vasta experiência em consultoria estratégica, private equity e venture capital, ajudando empresas a destravar seu potencial, criar planos detalhados e alcançar resultados sólidos. Já conduzimos dezenas de planejamentos estratégicos e implementações de OKRs.


Você quer acelerar a jornada de desenvolvimento da sua empresa?  Conte conosco! Entre em contato e saiba como podemos te ajudar a dar seu próximo salto de crescimento e rentabilidade. Autor: Leonardo Biagiotti


 
 
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