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Por que (e quando) vender sua empresa?

  • larissacordeiro50
  • 4 de jun.
  • 5 min de leitura

Todo empreendedor bem-sucedido eventualmente se depara com um dilema inevitável: devo continuar à frente da minha empresa, passo a gestão para meus sucessores ou chegou a hora de vendê-la? Essa pergunta, embora simples, será uma das mais difíceis que terá que responder. Envolve emoções, ambições, expectativas familiares, números, legado e, principalmente, tempo.


Esse dilema pode vir a qualquer momento, mas frequentemente (ou inevitavelmente) ocorre quando a empresa está estável e o empreendedor está com mais idade, geralmente por volta dos 60 anos. Nesse momento, uma série de reflexões costumam acontecer, como a realização de que tem dinheiro para realizar aquelas viagens que sempre sonhou, mas não tem tempo, ou que seus filhos não irão assumir seu negócio porque decidiram seguir carreiras diferentes da sua. 


Seja quais forem seus pensamentos, vou te ajudar a estruturar essa reflexão com clareza, abordando tanto os motivos que levam um empreendedor a vender sua empresa, quanto os perigos de adiar essa decisão por tempo demais.


Motivações mais comuns para vender


Nenhuma empresa deve ser vendida por impulso. Mas também não deveria ser mantida apenas por hábito. Existem razões que tornam a venda uma decisão sensata, estratégica e, muitas vezes, necessária. 


Cada empresa é diferente da outra e assim também são as dinâmicas pessoais e familiares dos seus sócios. Contudo, tenho certeza que você vai se identificar com ao menos uma dessas motivações. Abaixo, abordamos as principais:


  1. Você não consegue, ou simplesmente não quer, continuar gerindo o seu negócio

  2. Você não vê mais espaço para a empresa crescer, reconhecendo que ela atingiu seu pico

  3. O valor pelo qual você pode vender sua empresa vai mudar substancialmente a sua vida


1. Você não consegue, ou simplesmente não quer, continuar gerindo o seu negócio


Empreender exige energia física, mental e emocional. Com o passar dos anos, é natural que o entusiasmo dê lugar à fadiga. Alguns fundadores relatam que perderam a motivação de liderar, inovar ou lidar com os problemas do dia a dia. A empresa continua indo bem, mas eles já não se sentem bem dentro dela e começam a passar mais tempo fora ou a terceirizar cada vez mais atividades estratégicas.


Em muitos casos, a antiga ambição de crescimento é substituída pelo hábito e pelo cansaço, que aumenta o risco de decisões equivocadas e abre espaço para concorrentes que contam hoje com a mesma energia que você tinha quando começou seu negócio. Você se lembra como era imparável e fazia de tudo para tomar clientes de seus concorrentes? 


Algumas vezes, não é o cansaço ou esgotamento pessoal que afeta a performance da empresa, mas questões de saúde. Estes problemas podem ser súbitos, como acidentes graves, ou lentos e silenciosos, como doenças mentais. Um de meus clientes relatou que o seu pai seguiu liderando a empresa que fundou por anos antes de ser diagnosticado com Parkinson, e isso fez com que a empresa, antes uma das 4 maiores do país no seu segmento, entrasse em recuperação judicial antes dele ser afastado da gestão.


Casos como esses podem acontecer com qualquer pessoa e vender em um momento de lucidez, antes que a exaustão ou doenças contaminem a gestão e seus concorrentes avancem sobre o seu negócio, pode ser a melhor saída.


Por outro lado, há também aqueles que simplesmente querem virar a página. Começar um novo projeto. Mudar de país. Redirecionar sua energia e tempo para sua família, causas sociais ou um estilo de vida mais simples. Quando a motivação interna muda, a venda se torna um viabilizador desse novo ciclo. Em muitos casos, o empreendedor percebe que o que o move não é mais escalar o negócio, mas construir algo novo. Vender bem é, nesse contexto, uma forma de financiar sua próxima fase com tranquilidade e uma base sólida.


2. Você não vê mais espaço para a empresa crescer, reconhecendo que ela atingiu seu pico


Todos os negócios correm o risco de atingir um pico e declinar. Todos. Quem se lembra da Kodak, Blackberry, Blockbuster e Yahoo, para mencionar alguns? O que esses negócios têm em comum é o fato de todos terem rejeitado ofertas de venda bilionárias antes de afundarem. O Yahoo, por exemplo, rejeitou uma oferta de venda de 44,6 bilhões de dólares da Microsoft em 2008 para eventualmente vender seus principais ativos para a Verizon por 4,8 bilhões de dólares em 2016, cerca de 10 vezes menos!


Em defesa dos sócios dessas empresas, é necessário reconhecer que não é fácil aceitar que seu negócio atingiu o pico. É preciso humildade, flexibilidade e a capacidade de aceitar verdades inconvenientes. Em suma, separar a razão da emoção.


Dando ouvidos à razão, um sócio pode identificar os sinais típicos de empresas nessa situação, tais como:


A receita parou de crescer ou começou a cair: apesar da aquisição de novos clientes e esforços de retenção, a estagnação na geração de caixa após anos de crescimento não pode ser ignorada.


As margens de lucro reduziram: quando sua empresa começa a gerar menos lucro por venda, pode ser um sinal de que ela atingiu um pico. Isso geralmente ocorre quando você precisa diminuir seus preços para manter seu posicionamento competitivo, os custos aumentam sem contrapartidas de receita e tem que renegociar contratos com preço menores para reter clientes. 


O endividamento aumentou: aumentar o endividamento para suportar crescimento é natural e saudável, mas quando ele aumenta sem a contrapartida de crescimento, é sinal de problemas. O pior cenário ocorre quando a empresa se endivida apenas para manter sua operação, ao invés de promover crescimento.


O mercado saturou: se o mercado na qual a empresa atua parou de crescer, começou a declinar ou você já atendeu a maioria dos clientes que poderia nele, o crescimento se torna cada vez mais desafiador. Mesmo em mercados em expansão, à medida que novos concorrentes entram nele, o custo de aquisição de clientes aumenta e a sua participação de mercado diminui, contribuindo para para pressões sobre a receita e margens.


Sucessão familiar indefinida: nem todo herdeiro quer, pode ou deve assumir o negócio. Ainda assim, muitos fundadores insistem em manter a empresa esperando por uma sucessão ideal que nunca se concretiza. A ausência de um sucessor preparado e disposto é uma das principais causas de deterioração do valor de uma empresa. Nestes casos, a venda pode ser não só uma alternativa, mas um ato de responsabilidade patrimonial e familiar.


3. O valor pelo qual você pode vender sua empresa vai mudar substancialmente a sua vida


Ao longo dos anos, você investiu energia e recursos para construir uma empresa que representa o legado de sua família e o fruto de seu esforço. Esse negócio acumula valor ao longo do tempo e reflete tudo o que foi conquistado: modelo de negócio, posição no mercado e a confiança de clientes, parceiros e colaboradores.


Chega agora um momento decisivo: considerar a venda da sua empresa. Essa é uma oportunidade de materializar o valor construído, o que pode transformar substancialmente a sua vida e a de sua família. Em alguns casos, o montante obtido pode ser tão significativo que eleva o padrão de vida, assegura conforto, educação e segurança para as gerações presentes e futuras. Esse valor abre portas para novas possibilidades, mas também carrega grandes responsabilidades.


Importante mencionar que momento decisivo ocorre, tipicamente, quando um setor está passando por uma consolidação, por alguma mudança tecnológica ou por uma nova abertura de mercado. Não é raro, portanto, que essa realização de valor seja algo excepcional e que deve ser tratada com bastante atenção


É fundamental lembrar que vender a empresa não significa simplesmente o fim de um ciclo, mas o início de um novo. O valor da venda é uma motivação importante para essa decisão, impactando tanto o empresário quanto seu entorno familiar.


Conclusão


Concluindo, decidir vender sua empresa é um passo importante e delicado, que envolve mais do que apenas números, envolve seu legado, seus sonhos e seu futuro. Na Equus, somos uma boutique de M&A dedicada a ajudar famílias e empresários a tomarem decisões estratégicas com clareza e segurança, oferecendo suporte personalizado em cada etapa desse processo. Estamos à disposição para conversar e ajudar você a avaliar qual o melhor momento para avançar, preservando o valor construído ao longo dos anos e abrindo caminho para novas oportunidades.


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