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Vender uma empresa exige preparo: entenda os bastidores desta decisão

  • Foto do escritor: Pedro Pimentel
    Pedro Pimentel
  • 10 de out.
  • 3 min de leitura

Vender uma empresa costuma ser um marco na trajetória do empresário, marco este que, em geral, vem acompanhado de impactos diretos sobre legado, patrimônio, relações e próximos passos.

 

Por trás dessa decisão há uma história construída ao longo de anos, uma operação que precisa continuar gerando valor e uma série de detalhes que, se ignorados ou diminuídos, podem comprometer tudo o que foi conquistado até aqui.

 

É justamente por isso que vender exige preparo. E não qualquer preparo, mas um processo estruturado, conduzido com disciplina e todo o rigor técnico necessário para maximizar a chance de sucesso da transação bem como seu valor.


O que não fazer: os riscos de vender mal ou despreparado

 

Vender sem preparo é um dos maiores erros que qualquer empresário pode cometer. Começar diretamente a negociar com potenciais vendedores, por impulso, sem clareza de valor, sem documentação organizada e, principalmente, sem conhecimento técnico acerca dos contratos e garantias necessárias, abre margem para riscos irreversíveis, como:

 

●      Desvalorização do negócio;

●      Exposição desnecessária a contingências jurídicas;

●      Perda de controle na negociação; e

●      Arrependimento após a assinatura.


Além disso, quando o processo é conduzido de forma improvisada, o empresário, pressionado, tende a aceitar termos desfavoráveis, seja por urgência, desconhecimento ou fadiga.


Avaliação interna e preparação estratégica

 

Antes de pensar em compradores, é preciso olhar para dentro e fazer uma análise completa da empresa sob três pilares:

 

  1. Financeiro: revisar demonstrativos, organizar históricos e ajustar projeções;

  2. Estratégico: avaliar o posicionamento da empresa no mercado, diferenciais e oportunidades futuras; e

  3. Operacional: entender riscos, processos críticos, contratos e governança.


Essa etapa inclui ainda o mapeamento dos objetivos dos sócios: qual o valor esperado da transação? Existe interesse em manter um percentual de participação ou preferem se afastar totalmente? Que tipo de comprador é o mais desejado?

 

A partir desses dois elementos, é possível construir um plano de venda customizado, sob medida, com valuation (relatório de valor) preliminar, estratégia clara de comunicação e de abordagem ao mercado, e estruturação de documentos, como o CIM (Confidential Information Memorandum, isto é, o memorando com informações confidenciais da empresa sendo vendida), no padrão usualmente demandado por compradores e investidores.


A due diligence vai revelar tudo, e é melhor você estar preparado

 

Todo comprador sério vai realizar uma diligência (também conhecida como due diligence) profunda do ativo em negociação. Isso significa que cada linha financeira, cada contrato, cada risco tributário, trabalhista ou regulatório serão minuciosamente revisados e avaliados. E a verdade, mais cedo ou mais tarde, será integralmente descoberta.

 

A diferença fundamental é que, quando a empresa se antecipa e identifica seus próprios pontos críticos, ela consegue:

 

●      Corrigir falhas antes de expor o negócio;

●      Minimizar a percepção de riscos ao apresentá-los com seu devido contexto e mitigadores;

●      Evidenciar maturidade e transparência ao comprador; e, acima de tudo,

●      Proteger (ou muitas vezes até ampliar) o valor da transação.


Ignorar essa etapa ou tentar “maquiar” problemas costuma gerar o efeito oposto: quebra de confiança, reprecificação da proposta e/ou até cancelamento do negócio.


Em síntese, a transparência é, sem sombra de dúvidas, um grande diferencial competitivo

 

Empresas saudáveis e sustentáveis não são aquelas que escondem seus problemas, mas sim aquelas bem-preparadas, que os conhecem em profundidade e inclusive sabem como tratá-los ou pelo menos contorná-los.

 

A venda de uma empresa precisa ser conduzida com o mesmo profissionalismo que guiou seu crescimento. E, neste sentido, um processo estruturado, com apoio técnico qualificado, aumenta a credibilidade, assegura o valor justo para a transação e reduz drasticamente os riscos.

 

Na Equus, ajudamos empresários a se prepararem com antecedência estratégica para um dos momentos mais importantes de suas vidas profissionais: a venda do seu negócio.


Se essa conversa já começou por aí, entre em contato! Estamos prontos para ajudar você e seu negócio.

 

 
 
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